GND PODCAST [EPISÓDIO BÔNUS]
10 aprendizados da cadeira de gestão
11 de Maio | 16 min
A primeira temporada do podcast já acabou, mas hoje tem um episódio bônus para matar um pouco da saudade enquanto a temporada 2 não começa!
Durante os 10 episódios com convidados maravilhosos, nós repetimos a mesma pergunta “Que conselho você se daria na sua primeira experiência de gestão?”, as respostas renderam muita troca e conversas que tocaram em temas relevantes não só para gestores de primeira viagem, mas para qualquer profissional (você pode ouvir todas aqui!).
Hoje quem responde a essa pergunta é o apresentador do GND Podcast e Cofundador do Guia Não Definitivo, Thiago Gabri! Mais que apenas responder à questão, nesse episódio o Thiago compartilhou 10 conselhos baseados na sua vivência no mundo da gestão e da liderança, e divide um pouco do que aprendeu com a sua própria experiência com os encontros que teve pelo caminho.
O episódio bônus já está disponível nas principais plataformas e também aqui no site, é só dar ‘play’ aqui embaixo!
1. Busque conhecer os seus limites
Aprofunde a reflexão de quais são seus limites e reconheça que eles existem. Esse exercício é a principal base para desenvolver a maior parte das comptências emocionais que um cargo de gestão exige.
2. Não queira abraçar o mundo
Defina prioridades e foque no que é importante. No começo da carreira é comum a ansiedade de querer entregar muito resultado ao mesmo tempo mas a experiência mostra que ter consistência é mais importante.
3. Se apoie em perfis complementares
Depois de entender os seus limites e o que é prioridade, monte seu time com perfis que complementem seus pontos fracos. É muito fácil cair no erro de recrutar perfis semelhantes e formar um time homogêneo, a diversidade, na verdade, potencia o sucesso.
4. Foque sua energia no que você influencia e controla
Aprenda quais são os processos e decisões que você controla ou influencia, e tente não disperdição esforços em questões que não dependem de você. Dependendo do seu perfil essa pode ser uma tarefa difícil, mas fundamental para evitar desgastes desnecessários.
5. Assumas seus erros (sem demora)
A vulnerabilidade ainda é um tabu na nossa sociedade, mas ainda perdemos muito tempo ao esconder erros que seriam facilmente ultrapassados com uma conversa aberta. No papel de gestão, você pode ser o exemplo e dar início a uma cultura de transparência na equipe simplesmente assumindo e lidando bem com suas próprias falhas.
6. Seja coerente com as suas falas nas suas ações
Fuja do ‘faça o que eu digo e não faça o que eu faço’. Ser coerente amplia o papel de liderança de um gestor e gera, entre muitos outros efeitos positivos, relações de respeito.
7. Processos importam, e muito!
Ter processos definidos e se esforçar para implementá-los e melhorá-los não faz a sua gestão menos humana. Processos bem excutados otimizam recursos e contribuem para a sustentabilidade geral da sua operação.
8. Tenha muito cuidado com o salário emocional
No começo da carreira é muito comum as empresas se apoiarem em ‘recompensas emocionais’ com a justificativa que o profissional ainda não está pronto para o cargo. Ou seja, a remuneração é abaixo do nível do mercado para aquela cadeira, mas o incentivo vem em forma de elogios e mais responsabilidades.
É preciso sim ser flexível, mas cuidado para não parar em uma posição de depreciação da sua capacidade profissional. Se valorize!
9. Encontre tempo para você
Você está em um momento da vida em que a curva de aprendizado profissional está em crescimento acelerado. Por isso, é muito fácil cair no erro de negligenciar outras áreas da vida por conta do trabalho. A longo prazo essa conta é bem dura de pagar, tente abrir espaço para relações e vida pessoal – isso vai te ajudar, inclusive, a trabalhar melhor.
10. Para e respira
Tomar decisões é o arroz com feijão da gestão, não dá para fugir, mas dá para parar, literalmente respirar fundo, e se ajustar mental e emocionalmente antes de agir. Parece simples demais? É simples, e funciona!
Compartilhar esse episódio:
mais episódios
Quer se informar sobre novos programas, mentorias e conteúdos do Guia Não Definitivo?
Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos.
Ao se cadastrar você concorda com a nossa política de privacidade.