GND PODCAST # 10
Barreiras e oportunidades
27 de Abril | 22 min
No episódio de hoje, a Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, contou um pouco da jornada dela, que hoje é um dos principais nomes do empreendedorismo brasileiro.
Com quase 18 anos no mundo corporativo, experiências em cargos altos de gestão, e uma trajetória de grande impacto a frente da RME, na conversa, a Ana quebra o viés automático que criamos da superação e da ‘jornada do herói’, e nos leva a refletir mais profundamente sobre meritocracia e privilégios.
A gente te convida para repensar esses conceitos com a gente, e refletir sobre estratégias e ações que podemos ter nas nossas empresas, equipes e vidas pessoais para diminuir barreiras e criar mais oportunidades.
O episódio está disponível nos principais agregadores, e se quiser ouvir agora é só dar o play aqui embaixo!
A romantização da superação
A meritocracia é um conceito em desconstrução no Brasil. Por muito tempo, era difundida a ideia de que quem se esforçava mais chegava mais longe. Com a ampliação de mais vozes, mais diversas, hoje enxergamos que com oportunidades e acessos desiguais a meritocracia é, no mínimo, distorcida.
Nessa ótica, percebemos o quanto as histórias de pessoas que superaram dificuldades monumentais para chegar no mesmo lugar onde outras chegaram com um esforço muito menor, falam mais sobre privilégios do que sobre mérito.
Criar uma rede de apoio
Quando você se vê em um contexto onde existem bloqueios para o crescimento, sejam eles internos ou externos, é importante construir uma rede de apoio com pessoas próximas e de confiança.
Reconheça suas vulnerabilidades, peça ajuda, e saiba que isso não é um sinal de fraqueza e sim um processo importante do desenvolvimento pessoal e profissional.
Acelerar a correção das desigualdades
Apesar do Estado ser o principal responsável pelas políticas que criam a base para uma sociedade mais igual, organizações e líderes têm a oportunidade de contribuir para a aceleração da correção das desigualdades.
No episódio, a Ana cita alguns exemplos de ações realizadas por empresas para abrir mais oportunidades de entrada e de inclusão como: contratação afirmativa, programas de educação internos e mentorias.
A Ana deixou as dicas de dois TEDs que viralizaram por conta dos seus conteúdos relevantes para muita gente:
Compartilhar esse episódio:
mais episódios
Quer se informar sobre novos programas, mentorias e conteúdos do Guia Não Definitivo?
Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos.
Ao se cadastrar você concorda com a nossa política de privacidade.