O Guia Não Definitivo

Pedro Alves

Pedro Alves é Diretor de Comunicação Brasil e Cone Sul na Mastercard

GND PODCAST # 6

A importância de ouvir

30 de Março | 21 min

O episódio dessa semana está muito especial, ficou até difícil resumir a conversa porque cada segundo traz um bom conteúdo para refletir ou para começar a fazer agora!

Conversamos com Pedro Alves, Diretor de Comunicação na Mastercad, sobre processos de escuta dentro da experiência de gestão e liderança, mas que vão além do cargo e servem para todos que querem simplismente aplicar mais autoconhecimento e empatia em suas vidas.

O Pedro também é Pride BRG Leader, também na Mastercard, então é claro que o episódio vem com dicas poderosas de como promover mais diversidade nas organizações e no nosso próprio desenvolvimento.

Vem ouvir o episódio no player aqui embaixo ou nos agregadores de podcast! E como sempre, você também pode ler um resumo da nossa conversa nesse post.

Ouvir a si mesmo e procurar equilíbrio

Durante a nossa formação profissional, as competências técnicas são privilegiadas em relação às competências emocionais, porém, quando assumimos cargos de gestão nos deparamos como situações que são gatilhos para questões emocionais que muitas vezes desconhecemos. 

Ouvir e observar atentamente quais são as situações que nos desequilibram, e os pontos que precisam ser aperfeiçoados, aumenta a nível exponencial nosso potencial de sucesso profissional. 

Ouvir aos outros com empatia

O cargo de gestão demanda muita empatia, é preciso ouvir o time de forma genuia, entender coisas que não estão sendo faladas abertamente mas que necessitam de apoio.

As pessoas não se motivam ou se sentem valorizadas da mesma forma, para entender e tomar decisões que geram comportamentos e resultados pretendidos, temos que nos colocar no lugar de cada indivíduo.

Ouvir quem é diferente

Independente de qual espaço da sociedade você ocupa, só existe uma forma de entender grupos e vivências distantes da sua realidade: ter contato com essas diferenças.

Participe de grupos diversos com representatividade também diversa para ouvir quais são os pontos de angústia e de desenvolvimento dessas pessoas.

Caso você não tenha acesso direto a essas realidades, existe uma infinidade de influenciadores e de conteúdo disponível on-line que proporcionam essa experiência de escuta e empatia. Nesse tema, o Pedro recomendou o livro Esse livro é Gay da Juno Dawson.

O que fazer com o que ouvimos

A escuta é apenas o primeiro passo, depois de identificar os pontos de melhoria é preciso se responsabilizar pelo desenvolvimento dessas competências, muitas vezes fora do ambiente de trabalho. 

Procure apoio da forma que mais faça sentido dentro do seu perfil, e busque uma vida equilibrada dentro das suas mais diversas áreas (autocuidado, família, atividades físicas, etc.) para conseguir ter mais insights e resolver problemas de forma mais rápida e sustentável.

Compartilhar esse episódio:

mais episódios

GND PODCAST # 5

com Dirlene Silva

GND PODCAST # 4

com Tatiana Pimenta

Erica Firmo

GND PODCAST # 3

com Erica Firmo

Quer se informar sobre novos programas, mentorias e conteúdos do Guia Não Definitivo?

Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos.

Ao se cadastrar você concorda com a nossa política de privacidade.